Powered By Blogger

Greenvana Style

Nova Friburgo e a produção de flores de corte

 A região de Vargem Alta situada no 7º distrito de Nova Friburgo é um dos principais pólos produtores de flores de corte temperadas do estado do Rio de Janeiro. Com produção mensal de 500mil dúzias/maços de flores ela movimenta cerca de 250 mil reais mês produzidas por  cerca de 117 produtores.
Como chegar? Pelas Braunes em direção  ao Colonial 61, é só seguir as placas que indicam o Circuito Ponte Branca, caminho que percorremos na procura das plantações de flores de corte. No final você saberá outro caminho. Pelas Braunes seguimos durante quilometros por estrada de chão batido, (para quem aprecia um clima de roça, de longa distância dos centros barulhentos não tem nada melhor),andamos, andamos e só descobrimos que finalmente chegamos ao Colonial61 por causa de uma antiga venda qua leva o nome do lugar na sua fachada.
  Perguntamos então onde encontraríamos as propriedades produtoras, cerca de 200m dalí, já podíamos ver as plantações de rosas. Das quais não tirei nenhuma foto pois a época que escolhemos não foi a melhor, todas fechadas e em pouca quantidade.


 Seguimos em diante até que encontramos a primeira grande plantação. Crisântemos, copos de leite e mosquitinhos( gypsophila, que minha avó sempre chamou de jipe, e que não está aqui porque fiquei com preguiça de sair do carro e atolar o pé na lama).

Copo de Leite, Lírio do Nilo
Zantedeschia aethiopica
família: Aráceas origem: África
primavera e verão

Chrysantemum


Cerejeira do Japão
 
Passamos por plantações de Palmas, estas ainda não tinham flores ou já haviam sido colhidas pois afinal de contas ainda resolvemos fazer as fotografias no feriado de Corpus Christi, mas para ilustrar vou colocar uma foto que achei no google, mas setembro é primavera e voltarei para novas fotos. Enfim asfalto.
http://www.plantasonya.com.br/


http://www.sobkowich.com/

Mas quantidade que era bom nada ainda, andamos mais um bom pedaço até que chegamos a propriedade de uma família muito simpática que nos recebeu gentilmente  e de onde conseguimos belas fotos. Qual não foi a graça quando a dona da plantação tão gentilmente veio me entregar um pequeno buguê de Lisianthus. Todo mundo rindo. Logo para quem ela foi dar flores? Agradeci.  Fazer o que? Mas avisei que só queria as fotos mesmo. Mas é disso que gosto nessa terra, pessoas simples, receptivas, fazem o que está ao alcance para agradar seus visitantes, como retribuição vou levar para ela as fotos mais belas que fiz das suas flores.
Lisianthus
Eustoma Grandiflorum
família: Gentianaceae











Crisântemo" Margarida"
Chrysantemum
Dentramthema Grandiflora
Família: Compositae
Origem: Ásia
Crisânntemo "pommpom"

Crisântemo "spider"







Resolvemmos não voltar pelo mesmo caminho e proceguir pela estrada para ver onde sairia, então aparecem grandes estufas e produções maiores, em 10 minutos saímos na RJ142, estrada que liga Muri e Lumiar, rodamos tanto para no final ter um caminho tão próximo e de fácil acesso do outro lado da cidade. Tudo bem! O resultado foi tudo ótimo, melhor impossível!





Descendo em direção ao centro paramos no Horto do Sr Assis que cultiva belos Hibiscus. Deixo  algumas cores exuberantes para os olhos de todos.























Meu dia de Corpus Christi foi assim florido! Espero que gostem das flores.

Um comentário:

  1. Lindas fotos amei. Adoro Friburgo, espero poder ver de perto esse deslumbre quando passar por aí. Aguardo as novas fotos que prometeu da primavera.

    ResponderExcluir